Queimaduras e arranhões
Os egípcios a apelidavam de "a planta da imortalidade" por seus múltiplos poderes e, no Papiro de Ebers — um dos mais antigos tratados médicos e de farmacopeia conhecidos — menciona-se o efeito da planta aloe vera para tratar queimaduras, cicatrizar feridas e aliviar dores.
Clarisa Rodriguez, médica dermatologista, explica que atualmente o gel da planta é usado em cremes, bálsamos e loções para que seus compostos anti-inflamatórios e descongestionantes melhorem o estado da pele.
— Não costuma-se aconselhar a aplicação direta do gel, pois pode não apresentar condições adequadas de higiene —, esclarece, e acrescenta que recomenda com frequência cremes ou géis com aloe vera para tratar também afecções cutâneas como queimaduras solares e feridas.
Na pesquisa "O efeito curativo da mistura de Plantago Major e Aloe Vera em feridas cutâneas por escisão total", manifesta-se que, em combinação com outros agentes cicatrizantes, o aloe vera é capaz de acelerar o processo de cicatrização, melhorando a proliferação de fibroblastos, síntese de fibras de colágeno e a revascularização das lesões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário